terça-feira, 14 de maio de 2013

Convocação da Seleção Brasileira para a Copa das Confederações


Na manhã de hoje, o técnico da seleção brasileira de futebol, Luís Felipe Scolari, convocou os jogadores que vão representar o Brasil na copa das confederações que ocorrerá aqui mesmo no "país do futebol", em junho. A grande surpresa foram as ausências de Ronaldinho Gaúcho, principal jogador do Brasil no momento, e o camisa 8 do Real Madrid, Kaká que "disputava" uma vaga com o Gaúcho na seleção.
A seguir temos a lista de convocados, com os respectivos times atuais, e a opinião de alguns autores do Em Torno da Bola:

Goleiros:
Júlio César - Queens Park Rangers (ING)
Diego Cavalieri - Fluminense (BRA)
Jefferson - Botafogo (BRA)

Zagueiros:
Thiago Silva - Paris Saint-German (FRA)
Réver - Atlético Mineiro (BRA)
David Luiz - Chelsea (ING)
Dante - Bayern Munique (ALE)

Laterais:
Daniel Alves - Barcelona (ESP)
Jean - Fluminense (BRA)
Marcelo - Real Madrid (ESP)
Filipe Luis - Atlético de Madrid (ESP)

Volantes:
Fernando - Grêmio (BRA)
Hernanes - Lazio (ITA)
Luiz Gustavo - Bayer Munique (ALE)
Paulinho - Corinthians (BRA)

Meias:
Jadson - São Paulo (BRA)
Oscar - Chelsea (ING)
Lucas - Paris Saint-German (FRA)
Bernard - Atlético Mineiro (BRA)

Atacantes:
Hulk - Zenit (RUS)
Leandro Damião - Internacional (BRA)
Neymar - Santos (BRA)
Fred - Fluminense (BRA)

OPINIÕES DOS AUTORES:

Gustavo Rodrigues (Criador e blogueiro) - "Achei uma convocação boa. Apesar das ausências de Kaká e ou Ronaldinho, a inclusão de Bernard trás uma esperança que, apesar de jovem, essa seleção tem potencial para ser campeã, apesar de não acreditar muito, pois creio que Espanha e Itália estão um nível acima. Mesmo com esse potencial, ainda acho que deveria ter um cara experiente, a fim de comandar o grupo e passar uma ideia sobre o que é jogar uma competição internacional."

Víctor Macário (Criador e blogueiro) - "Felipão, técnico ídolo que nos presenteou com o pentacampeonato em 2002. Todo torcedor brasileiro é um pouco 'técnico', tem o discurso inteiro na ponta da língua: Entrosamento isso, experiência aquilo, é banco no time mas é titular na seleção. De cara o torcedor em mim grita com as ausências de Ronaldinho Gaúcho e Kaká, dois nome que era muito esperados. A não convocação de Kaká é plausível, por mais que tenha atuado bem nos amistosos em que foi convocado, Kaká´há tempos é banco do Real Madrid, além dos persistentes problemas de saúde que o assombraram nas últimas duas copas. Já Ronaldinho, esse vem jogando em alto nível pelo Galo, sua ausência na lista é no mínimo questionável. 
O curioso e na minha opinião correto são as convocações de Hernanes e Bernard. Bernard se encaixa perfeitamente no esquema da seleção, mas tem uma concorrência forte pela posição de titular. Hernanes já vinha em ótima fase há muito tempo, porém a fatídica expulsão no amistoso contra a França no ano passado é uma marca que muitos brasileiros ainda não esqueceram.
A parte da lista que mais passa confiança são a zaga e os goleiros, o ataque é questionável, mas por abundância de opções, fato que não se repete entre laterais e volantes.  O caso dos volantes é ainda mais crítico, apenas Luiz Gustavo e Fernando são volantes de real marcação, o que me faz pensar se no lugar de Paulinho não teria sido melhor a convocação de Ralf, também do Corinthians.
Vale lembrar que em 2002 ninguém acreditou quando Felipão deixou Romário de fora e ele foi campeão."

Lucas Magnus Silveira (Blogueiro e co-fundador) - "Essa era, basicamente, a seleção esperada. Felipão tinha uma dúvida Dedé e Réver, e preferiu levar o zagueiro do Galo, pois sua fase é impecável no time mineiro. A surpresa de Bernard me agradou bastante, pois está em ótimo nível no Atlético e fez por merecer sua vaga. Na minha opinião o Fernando, que já vinha sendo convocado e elogiado, merece e me agrada muito. Acredito que tem um potencial para ser campeão."

Um comentário:

  1. Felipão é um técnico ícone no nosso pais , como victor disse presenteou nosso pais com o Penta ... mais acho que ele errou em não ter chamado Ronaldinho pq seria um ''capitão'' no meio de campo trazendo sua experiencia para os mais novos como felipão disse que dar experiencia para os mais novos ... acho que ai ele errou mais o resto já era esperado como os goleiros que todos já sabiam que seriam eles , e tambem Marcos Rocha que seria uma ótima opção para lateral do que improvisar Jean ... em Time tudo bem vc improvisar jogador pq no dia a dia os jogadores se machucam mais em seleção é melhor levar um da posição do que um improvisado :D

    ResponderExcluir